Cabelos no ralo ou no seu travesseiro? Como saber se você está ficando careca

Cabelos no ralo ou no seu travesseiro? 
Como saber se você está ficando careca

Ao se olhar no espelho todos os dias, é fácil constatar mudanças sutis na aparência como queda de cabelo ao redor das têmporas ou o recuo da linha capilar. Entretanto ao notar um caimento grande de cabelo, é imprescindível a procura do especialista. Alguns fios em seu travesseiro ou no ralo do chuveiro podem não ser nada demais, mas quando a perda de cabelo é demais?

Como você sabe se sua queda de cabelo é normal ou se está começando a ficar careca? Se você está preocupado com sua queda de cabelo, aproveite para aprender o básico sobre a queda de cabelo para determinar se é realmente um motivo de preocupação.

 


 

Compreender o ciclo de crescimento do cabelo

O indivíduo, em média, tem em algum lugar na coroa cerca de 100.000 fios de cabelo em sua cabeça, embora este número varia em algum grau, dependendo da sua cor natural do cabelo. A qualquer momento, cada um desses cabelos está em um dos três ciclos de crescimento. O primeiro deles é o anágeno, ou fase de crescimento. Esta fase dura de 3 a 5 anos e o período que cada cabelo gasta nesta fase é determinado pela sua genética, sendo que cerca de 85% dos cabelos estão nessa fase em um dado momento.

A segunda fase do crescimento do cabelo é a catágena, ou fase de regressão. Esta fase do ciclo de crescimento do cabelo dura cerca de dez dias durante os quais o folículo começa a encolher e eventualmente se desprende da papila dérmica, o tecido conjuntivo na base de cada folículo piloso.

Uma vez que o folículo tenha se soltado, o cabelo entra na terceira fase, a fase telógena ou de repouso. Esta fase dura cerca de três meses, no final do qual o cabelo é derramado para dar lugar a um novo crescimento.

Receba um
orçamento agora

Quer saber o valor do transplante?

Precisamos apenas do seu nível de
calvície, nome e contato desejado.

Não enviamos spam e nem te ligamos!

Selecione seu nível de calvície:

Seus dados serão utilizados única e exclusivamente para dar sequência à solicitação do orçamento de transplante capilar.

Quais são os fatores de risco para a perda de cabelo?

A perda de cabelo afeta homens e mulheres e há tipos diferentes de perda de cabelo. A alopecia androgenética, também conhecida como padrão masculino ou calvície, é o tipo mais comum de perda de cabelo e afeta os homens em uma taxa maior do que as mulheres.

A principal causa da alopecia androgênica é uma sensibilidade genética à diidrotestosterona (DHT) - esse hormônio faz com que os folículos capilares encolham, o que leva a queda de cabelo e, eventualmente, uma interrupção do crescimento do cabelo.

Embora a genética seja o principal fator de risco para a alopecia androgenética, existem outros tipos de perda de cabelo que possuem fatores de risco próprios. Alopecia areata, por exemplo, é uma condição auto-imune em que o sistema imunológico ataca os folículos pilosos, causando súbita perda de cabelo em manchas redondas. A causa dessa condição é desconhecida, mas a de acordo com a pesquisa indivíduos com histórico familiar dessa ou de outras doenças autoimunes podem aumentar seu risco.

Eflúvio telógeno, o segundo tipo mais comum de perda de cabelo, é comumente causado por estresse ou doença grave. Também pode ser desencadeada por mudanças súbitas de peso, trauma físico ou dietas radicais. Outros potenciais fatores de risco para várias formas de perda de cabelo incluem alterações hormonais, infecções do couro cabeludo, doenças de pele, idade, má nutrição e tomar certos medicamentos. Por exemplo, anticoagulantes, betabloqueadores e inibidores da ECA podem desencadear a queda de cabelo.

 


 

Você tem algum dos principais sinais de perda de cabelo

Em muitos casos, a perda de cabelo ocorre lentamente durante um longo período de tempo, o que é imperceptível. Na verdade, é totalmente normal lançar até 50 a 150 cabelos por dia. Como saber se a perda de cabelo é normal ou preocupante? Aqui estão alguns dos principais sinais de perda de cabelo para estar à procura de:

  1. Um pico recuando ou viúva. A perda de cabelo para homens geralmente começa com um afinamento gradual do cabelo no topo da cabeça, recuando da testa em uma linha em forma de M.
  2. Perda do volume geral do cabelo. A queda de cabelo geralmente ocorre em toda a cabeça - pode ser mais perceptível se você separar o cabelo e procurar um alargamento do espaço entre os cabelos. Este tipo de perda de cabelo pode levar a uma eventual calvície.
  3. Pontos calvos redondos ou irregulares. Frequentemente um sinal de alopecia areata, manchas redondas de perda de cabelo podem aparecer em qualquer parte da cabeça, mas isso só leva a toda perda de cabelo do couro cabeludo em 1% a 2% dos casos.
  4. Afrouxamento repentino de cabelos. Este tipo de perda de cabelo é muitas vezes desencadeada por choque físico ou emocional e geralmente resulta em todo o excesso de desbaste, não de calvície. Você pode notar punhados de cabelo ao lavar ou pentear o cabelo.